segunda-feira, 18 de junho de 2012

.. decepção


Você já perdeu um ídolo em sua vida? Se sim, sabe exatamente como me sinto. Se não, compreenderei o fato de você não entender meu sentimento atual.



Decepção. Não tem outra palavra que defina melhor o que eu sinto pela atitude de Lula. Hoje foi o dia em que o cara que eu mais depositei esperança política na minha vida mais me decepcionou.

Eu tinha (talvez ainda tenha), no final da minha adolescência, aquele sentimento utópico de que o mundo poderia mudar. Bastava que as pessoas de bem quisessem. E quem eu mais admirava na política nacional era um cara apelidado de Lula. Operário, vindo do povo, tinha o discurso que eu queria ver em quem fosse governar o meu país.


Em 2002, quando eu ajudei a eleger esse cara, eu senti uma felicidade imensa. Afinal de contas, o meu candidato, aquele que eu acreditava que poderia ajudar o Brasil e melhorar, acabar com a miséria do povo, havia finalmente chegado lá.

E, de fato, o que ele fez em 8 anos no governo fez com que milhões de famílias saíssem do nível de pobreza. deixassem de viver como miseráveis. Pela primeira vez neste país um governo da república olhou por estas pessoas. Com certeza ainda há muito a se fazer, mas é inegável que os feitos são incomparáveis a outros governos. Além disso, na economia nos fortalecemos, nos tornamos protagonistas da vida mundial. Em todos os sentidos.

Muitos percalços também ocorreram nesse meio tempo. Alianças suspeitas, acusações de esquemas de corrupção e o aparelhamento do Estado começaram a desfazer parte dessa admiração. Mas, ainda assim, ela não tinha desaparecido. O ídolo deixou de ser exemplo, mas ainda era respeitado e admirado.

Mas o que aconteceu hoje, não há palavras que descrevam. Ver o Lula de mãos dadas com Paulo Maluf foi um verdadeiro choque. Não! Esse cara é tudo aquilo que eu mais repugno no mundo. ele representa o retrocesso, a enganação, tudo o que é errado.

Eu estou muito triste. De verdade. Vi aquele em quem eu acreditei me decepcionar. Me enganar. Sim, ele me enganou. Nada justifica uma aliança com o lixo da política nacional. E por quê? Por 1min30 a mais na propaganda eleitoral de TV em São Paulo. Vão todos se fuder e enfiem estes minutos no rabo!

Além de perder quaisquer chances de voto nesta eleição, O Lula e o PT paulista perderam o meu respeito. Porque me desrespeitaram. Desrespeitaram quem acreditou e confiou neles. Quem um dia sonhou. Quem, como eu, ainda sonha com a possibilidade de uma vida melhor, com práticas políticas novas, com respeito ao povo.

O ídolo morreu. Ao menos aqui dentro. Acho que o Lula não faz ideia do mal que ele fez hoje com quem o admira/admirava. Sua trajetória está manchada pra sempre. E não há como defendê-lo. Abraçar o diabo é indefensável.

Me restam poucos ídolos e heróis nesta vida. Alguns deles já se foram, e felizmente não há mais como me decepcionar. Aos que ainda vivem, peço e espero que não me deixem triste, como fiquei hoje.

Um comentário:

  1. Onde você estava quando ele abraçou COLLOR, SARNEY, CALHEIROS...etc... pra quem acompanha Política, não foi nenhuma surpresa ele se abraçar com o Paulo Maluf, que é peixe pequeno, perto de Collor, Sarney e Calheiros...

    ResponderExcluir